top of page

TECNOLOGIA MODULAR DE PRODUÇÃO DE PELLETS

A  Brasil Biomassa e Energia Renovável líder nacional na prestação de serviços de consultoria e engenharia industrial em projetos envolvendo o aproveitamento da biomassa florestal, industrial e agroindustrial, trouxe ao Brasil a inovadora tecnologia compacta de produção de pellets para atender as atendendo as pequenas e médias empresas do setor florestal e de processamento da madeira, investidores e empreendedores que detém interesse no desenvolvimento de projetos sustentáveis e que têm interesse num novo negócio sustentável e de alta rentabilidade, sempre com menores custos de instalação e operação, bem como o uso de áreas cada vez menores.


A Indústria de equipamentos de processamento de pellets desenvolvida pela Brasil Biomassa e Energia Renovável (gestora administrativa e de projeto) e parceiros industriais especializados nos sistemas de secagem e geração térmica e industrial, em picagem, refinação e moagem industrial, em equipamentos de alta tecnologia industrial como transportadores, elevadores, filtros, válvulas, condicionadores, exaustores e silos e o sistema internacional de peletização, resfriamento e embalagem industrial e apoio técnico em engenharia industrial especializada na integralização e montagem dos equipamentos. As empresas se uniram com a missão de desenvolver com segurança e garantia da produção, contribuindo para o desenvolvimento da indústria nacional de processamento de pellets de madeira.  Com uma inovadora tecnologia industrial para que o produto final (pellets) esteja em consonância das especificações da norma ENPlus A1 da União Européia.


Os equipamentos de produção de pellets atendem a requisitos rigorosos de eficiência e eficácia que otimizem e garantam a qualidade do produto final e de alto desempenho em cada processo; da dosagem à expedição, controlados por tecnologias de automação industrial.

 

Uma solução completa para o desenvolvimento com segurança e qualidade internacional para a produção energética de pellets. 

 

Todo o equipamento detém uma certificação nacional e internacional e tem como foco o desenvolvimento tecnológico e a inovação no processamento de pellets de madeira, fatores de contribuição para uma indústria nacional mais competitiva no mercado.


Os projetos desenvolvidos visam fortalecer a competitividade dos produtores (empreendedor e investidor), com foco em complexos produtivos para o processamento de pellets com potencial em exportar com segurança da aceitabilidade do produto (maior valor agregado) dentro de um planejamento técnico desenvolvido e administrado pela gestora administrativa e de projeto.

 

Oferecemos soluções completas para fábricas de pellets de qualquer porte, incluindo as fases de projeto, construção, montagem, equipamentos, acessórios e automação.

 

Somos a única empresa fornecedora do mercado brasileiro com uma solução completa, uma abordagem integrada que promove a padronização de peças de reposição e do treinamento, diminuindo substancialmente os custos operacionais.

 

Temos uma equipe de consultoria, marketing internacional (venda) e engenharia equipada com os mais avançados equipamentos para projetos e simulação.
 

Porque uma unidade modular e compacta de processamento de pellets.

Segundo dados do European Pellet Centre USA (61% das plantas) e na Europa (72% das plantas) têm capacidade instalada inferior a 20 mil toneladas por ano.  Na Ásia este índice chega a 95% com plantas de capacidade inferior a 15 mil ton./ano. 

 

No Brasil 84% das empresas produtoras de pellets tem uma capacidade anual máxima de 10.000 ton./pellets.  Partindo deste preceito estamos desenvolvendo uma moderna de equipamentos industriais na forma compacta e modular para a produção de pellets.

Inovadora Tecnologia Industrial

A unidade industrial compacta e modular de produção de pellets corresponde a um empreendimento industrial que vai utilizar como fonte de matéria prima a biomassa industrial (serragem, micro-pó e maravalha seca) com uma planta industrial de capacidade de produção de 600 a 6.000 ton. de pellets por mês, constituindo uma grande oportunidade de negócio.

 

Nossa tecnologia tem um credenciamento internacional e uma linha especial de financiamento pelo Banco do Brasil e uma linha internacional de financiamento (sem garantia real, sem juros apenas uma taxa de securitização e desconto de 3,5% ao ano avaliando a capacidade financeira de pagamento do financiamento internacional) da Itália (facilitar a importação dos equipamentos da unidade compacta de produção de pellets).


O sistema de processamento compacto de produção de pellets desenvolvido pela PelletsBrasil e parceiros industriais une a inovação com a modernidade em termos de tecnologia de compactação com os padrões mais rigorosos de segurança para a produção de pellets de alta qualidade. (dentro da normatização ENPlus A1.
 

Solução Energética Empresarial

A unidade industrial pode utilizar os resíduos industriais com baixo valor agregado (seco na forma de serragem ou micro-pó) ocupando um pequeno espaço na unidade fabril (adaptável em instalações industriais), com um reduzido custo de aquisição (menor número de equipamentos e um baixo preço dos equipamentos no mercado nacional e internacional), com uma possibilidade de mudança de local de produção (facilidade no desenvolvimento industrial) e com uma produção de alta qualidade (padrão internacional dos equipamentos).

VANTAGENS DA UNIDADE MODULAR PELLETS

Our Servuces

1. A unidade compacta de produção de pellets de madeira é de fácil operação de produção industrial (totalmente automatizada) com a tecnologia compacta (linha de equipamentos com credenciamento internacional) de produção de pellets que atende todas as normas vigentes no Brasil (norma ISO 9001) e no exterior com a empresa produtora dos equipamentos com mais de 50 anos de experiência mercado (centenas de equipamentos comercializados) industrial. Nossa tecnologia industrial compacta pode produzir de 1 á 10 toneladas/hora de produto. Os equipamentos são de alta confiabilidade, durabilidade, facilidade de manutenção e gerenciamento.
 

2. Todos os equipamentos da unidade compacta de produção de pellets tem um credenciamento internacional e detêm uma linha especial de financiamento no Banco do Brasil (equipamentos internacionais com taxas fixas ao longo de todo o financiamento, as taxas de juros são compatíveis às praticadas no mercado internacional, com uma linha de crédito com prazo que pode chegar a 10 anos que vem em financiar até 100% do valor da importação, incluindo despesas locais com o desembaraço da mercadoria). Uma linha especial de inovação pelo aproveitamento da biomassa para a produção de pellets pelos bancos de fomentos e comerciais.   Acesso à tecnologia estrangeira ainda não presente no Brasil.

3. E uma linha internacional de financiamento (sem garantia real, sem juros apenas uma taxa de securitização e desconto de 2,5% ao ano e sem burocracia de financiamento com aprovação em 15 dias avaliando os balanços da empresa – capacidade financeira de pagamento do financiamento internacional) da Itália (importação dos equipamentos da unidade pellets).  A importação de bens e serviços italianos é a princípio uma operação elegível para um seguro de crédito.  Vantagem desta estrutura para o importador: Termos de pagamentos com prazos maiores e taxas competitivas sem a necessidade de utilizar linhas bancárias.   A estrutura é de um financiamento direto do fornecedor, portanto o importador não terá que contabilizar esta dívida como “dívida financeira” e sim como “pagamento diferido ao fornecedor”.


4. Utilizamos para a produção industrial de pellets de madeira, todos os tipos de matéria-prima (serragem, maravalha ou pó-de-serra) com umidade baixa de qualquer tipo de madeira (pinus, eucalipto, acácia, paricá ou madeira nativa).   Para uma produção de pellets para uso industrial (produto de qualidade industrial para geração de energia para aquecimento em hotéis, motéis, lavanderias, frigoríficos, aquecimento de piscinas, aviários, aquecimento de grãos e empresas que detenham uma caldeira industrial e para exportação para os Estados Unidos, União Européia, Japão e Coréia do Sul) podemos utilizar como matéria-prima os resíduos da colheita florestal e de processamento industrial da madeira. Para a unidade industrial compacta o resíduo tem que passar pelo processo de cavaqueamento ou de produção de maravalha e por uma secagem natural para uma redução de umidade.


5.  Sendo um equipamento compacto de produção industrial (envolve um menor número de equipamentos) temos uma redução nos custos de aquisição dos equipamentos (menor custo de aquisição de equipamentos no mercado nacional e internacional) e um baixo investimento em construção civil (adaptação nas unidades fabris da  empresa).A unidade compacta de produção de pellets vai ocupar um pequeno espaço (adaptável nas unidades fabris) corresponde a um empreendimento industrial de baixo impacto ambiental a ser implantado em uma área construída (menor espaço de construção civil) coberta de 335,00 m3 a 575,00 m3. Tudo é possível pela tecnologia desenvolvida pela PelletsBrasil com a empresa internacional de equipamentos.


6. Sistema contínuo de produção industrial (automatizada) gerando uma maior viabilidade na instalação da unidade e o retorno financeiro (redução de custos trabalhista, tributário, previdenciário e administrativo). Facilidade de regulagem dos parâmetros operacionais dos equipamentos. A unidade compacta de produção de pellets (pode ser retirado do local de produção) com uma operação automatizada.  Melhor relação custo benefício do mercado de equipamentos de produção de pellets.  Eficiência térmica com um baixo custo de manutenção dos equipamentos e reduzido consumo energético dos equipamentos de produção de pellets (100,0 kW de energia produzem de 1000 kg / hora de produto acabado). 


07. Os equipamentos da unidade compacta de produção de pellets não utilizam nenhum tipo de equipamento (nem adaptação) de linha de ração animal (em função da falta de qualidade na produção final).  Esta é a única tecnologia em desenvolvimento no Brasil na forma compacta de produção de pellets.  Desenvolvemos os testes de performance e de qualidade do produto (teste com amostra da biomassa que pretende em utilizar) na Itália com a emissão de um laudo técnico em laboratório credenciado na Itália. Tudo para uma qualificação final do produto e uma qualidade especial para a exportação ao mercado internacional. 


08. Com o recente aumento dos preços dos combustíveis fósseis e do gás natural o pellet é a melhor solução energética no Brasil e no exterior. Além disso, prevê-se que o aumento das preocupações ambientais com as emissões de gases de efeito estufa na Europa e na China, Japão e Coréia do Sul impulsione o crescimento do mercado durante o período de previsão.  A perspectiva é que nos próximos cinco anos a demanda mundial por pellets de biomassa salte das 25 milhões de toneladas comercializadas hoje para aproximadamente 80 milhões.    A AEBIOM tem uma avaliação geométrica de uso de pellets entre 50 e 80 milhões de toneladas em 2020. Na Ásia, a Coréia do Sul é um futuro pólo de negócios na área de pellets e biomassa. De acordo com as metas do governo, a demanda de pellets na Coréia do Sul é projetada para crescer a partir de 750 mil toneladas em 2017 até 5.000.000 MT em 2020.


09. A empresa produtora de pellets sendo cliente da Brasil Biomassa terá a garantia da venda de toda a produção industrial pelo período mínimo de cinco anos (mediante pré-contrato internacional) com uma distribuidora final de pellets da Itália.   Produto final de qualidade internacional (comprovada com os testes industriais e em laudo de composição físico-química em laboratório da Itália) dentro dos parâmetros da norma regulamentadora de qualidade de pellets ENPlus A1 (consumo residencial na União Européia e nos Estados Unidos) com a garantia de venda de toda a produção industrial (exportação para distribuir final). O preço de venda de pellets de qualidade para exportação é de euros 165,00 (FOB Porto).


10. O objetivo da tecnologia compacta para a produção de pellets visa à redução dos custos de operação e de manutenção para a transformação de biomassa em pellets, um produto com elevada densidade energética (redução dos custos de transporte, armazenamento e processamento) e uma redução na umidade e impureza (aumento da qualidade do produto), uma redução nos impactos ambientais (redução nas emissões GEE) e a melhora na eficiência energética do produto.  Consideramos com grande vantagem acerca da pelletização da biomassa envolvendo o transporte do produto (caminhão vão transportar cinco vezes mais energia por volume), de um produto de grande densidade (superior a 650 kg/m3, facilita e aperfeiçoa as operações de armazenamento) e ao baixo risco de combustão.


11. Destacamos novamente que a utilização de pellets de madeira como combustível já é comum no Brasil em aplicações tão diversificadas como em hotéis (aquecimento do edifício, piscina, área de spa),  fornos de padarias, fornos cerâmicos, aquecimento de estufas, aquecimento dos aviário, oficinas de pintura de veículos, estufas de flores, secagem de grãos, calefação de moradias, aquecimento de água, entre outros. Há outras utilizações para os pellets de madeira, como cama para animais (cavalos e gatos), como desodorizador de geladeiras e como preventivo à dengue quando aplicado em pratinhos de vasos.  O uso de pellets para aquecimento industrial na geração de energia (todas as indústrias que utilizam caldeiras industriais), no comércio (geração de energia térmica) e para o aquecimento residencial. Os sistemas de caldeiras a pellets podem ser  aplicados em hospitais e escolas.


12. Além disso, o desenvolvimento tecnológico dos equipamentos para a combustão de pellets de biomassa tem crescido no mercado brasileiro (mais de 200 redes de hotelarias e aquecimento de piscinas utilizam pellets). Atualmente as cooperativas (aquecimento de grãos) e o setor de avicultura (aquecimento térmico) estão utilizando pellets para geração de energia térmica, necessitando que sejam implantadas novas unidades industriais para abastecer o mercado interno.  A maior empresa de avicultura no Brasil está utilizando pellets em todo o sistema de aviários. São mais de 10.500 aviários no Brasil com o uso de mais de 250.000 ton./mês de pellets. A maior empresa de proteína animal do Brasil pretende em utilizar em 2018 mais de 35.000 ton./mês no Rio Grande do sul e mais de 30.000 ton./mês no Paraná.


13.  Utilizando a tecnologia compacta de produção de pellets temos um excelente resultado financeiro e o retorno dos investimentos. Em nosso modelo de negócio você tem um investimento médio em equipamentos para uma unidade de produção de 01 ton./hora de RS 500.000,00 e no primeiro ano de trabalho tem um faturamento de venda do seu produto no mercado interno (RS 3.960.000,00) ou para exportação (R$ 3.991.680,00). No nosso modelo de negócio o financiamento internacional dos equipamentos (linha de financiamento de quatro anos) você vai pagar em oito parcelas (mínimo de R$ 71.250,00).  E ainda a rentabilidade da unidade compacta no primeiro ano será de 38,55% e após o financiamento 43,50% com um playback simples de 1,3 anos para recuperar todo o investimento um índice de lucratividade onde em cada R$ 1,00 investido na empresa, depois de 4 anos resultará em R$ 5,25 o capital, uma taxa interna de retorno de 38,% extremamente positiva para a implantação da unidade industrial e no fluxo de caixa projetado a recuperação de todo o investimento será em 1,4 anos.


14.  Utilizando a tecnologia compacta de produção de pellets temos um excelente resultado financeiro e o retorno dos investimentos. Em nosso modelo de negócio você tem um investimento médio em equipamentos para uma unidade de produção de anual de 13.824 ton./pellets com o sistema de refinação, peletização, resfriamento e de embalagem manual com um produto de qualidade ENPlus A1 Exportação. Este negócio pode dar um lucro no primeiro ano de RS 4.194.402,25 e no segundo de RS 5.514.978,74. E ainda a rentabilidade da unidade compacta no primeiro ano será de 48,55% e após o financiamento 53,50% com um playback simples de 1,3 anos para recuperar todo o investimento um índice de lucratividade onde em cada R$ 1,00 investido na empresa, depois de 4 anos resultará em R$ 6,55 o capital, uma taxa interna de retorno de 48,% extremamente positiva para a implantação da unidade industrial e no fluxo de caixa projetado a recuperação de todo o investimento será em 1,2 anos. 


15. O objetivo da tecnologia compacta para a produção de pellets para o aproveitamento da biomassa florestal, industrial, agroindustrial e sucroenergética visa à redução dos custos de operação e de manutenção para a transformação de biomassa em pellets, um produto com elevada densidade energética (redução dos custos de transporte, armazenamento e processamento) e uma redução na umidade e impureza (aumento da qualidade do produto), uma redução nos impactos ambientais (redução nas emissões GEE) e a melhora na eficiência energética do produto.   
.

 

1. Fácil operação industrial (totalmente automatizada) com uma linha de equipamentos com credenciamento internacional.


2. Sistema contínuo de produção industrial gerando uma maior viabilidade na instalação da unidade e o retorno financeiro.


3. Produto final de qualidade internacional dentro dos parâmetros da norma ENPlus A1.


4. Facilidade de regulagem dos parâmetros operacionais dos equipamentos. A unidade compacta de produção de pellets (pode ser retirado do local de produção) com uma operação automatizada.


5. Alta eficiência na produção industrial de acordo com a normatização da Europa e Estados Unidos.


6. Melhor relação custo benefício do mercado de equipamentos de produção de pellets.


7. Baixo custo de manutenção dos equipamentos e reduzido consumo energético.


8. Atende todas as normas vigentes no Brasil e no exterior com a empresa produtora com mais de 50 anos no mercado de produção dos equipamentos de pellets.


9. Menor espaço de construção civil e adaptável nas unidades fabris: A unidade compacta vai ocupar um pequeno espaço corresponde a um empreendimento industrial de baixo impacto ambiental a ser implantado em uma área construída coberta de 335,00 m².


10. Eficiência térmica e baixo consumo energético.


11. Custo: Menor que os equipamentos de produção industrial por ser uma linha compacta instalada numa estrutura de baixo custo, reduzindo investimento em obras civis.  


12. Esta é a única tecnologia em desenvolvimento no Brasil na forma compacta de produção de pellets
 

Testimonials

“I'm a testimonial. Click to edit me and add text that says something nice about you and your services.”

Jason Strauss
CEO of ML Associates

Contact

    PELLETS?

O pellet é uma fonte de energia renovável, limpa e eficiente, resultando em um combustível sólido a partir de biomassa florestal e de resíduos gerados no processo de processamento da madeira, permitindo uma combustão com pouca fumaça, e liberando menos monóxido e dióxido de carbono do que qualquer combustível fóssil.

Esta transformação (alta densidade de produto) permite um aumento da eficiência com um fluxo favorável e melhoria de propriedades de combustão (facilitam as operações de manuseio, transporte e alimentação de caldeiras industriais para geração de energia).

Pellets é carbono neutro. A queima de pellets em processos industriais (caldeira para geração de energia térmica), para a produção de energia, devolve à atmosfera o CO2 retido. Temos ainda uma redução nos custos de transporte (caminhão vão transportar cinco vezes mais energia por volume) e armazenamento (devido à sua grande densidade dos pellets - superior a 650 kg/m3, facilita o seu armazenamento). 
A principal razão para o desenvolvimento da unidade industrial de produção de pellets é o forte aumento da demanda de energia térmica e de aquecimento residencial e industrial que o mundo vai enfrentar nos próximos anos.  Através de soluções integradas de energia renovável com a produção de pellets de madeira com uso sustentável da biomassa florestal e industrial e sem a geração de danos ambientais. A indústria de produção dos pellets com origem da biomassa no Brasil tem experimentado um considerável crescimento industrial e econômico.

 

PRODUTO FINAL 3
PRODUTO FINAL
PRODUTO FINAL 1

 BBER PelletsBrasil  Avenida Cândido Hartmann 570 24 andar Conj 243 Champagnat Curitiba Paraná

Tel. 41 33352284  Celular 41 996473481

© 2023 by Brasil Biomassa e Energia Renovável

CONTATO

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page