MAPEAMENTO DE BIOMASSA FLORESTAL MADEIRA AGROINDUSTRIAL SUCROEGERNÉTICO REGIÃO NORTE – CLIENTE GRUPO AMAGGI
Desenvolvemos para o grupo Amaggi com planilhas e dados quantitativos da disponibilidade de biomassas alternativas de origem florestal e da madeira, dos resíduos da agricultura e do beneficiamento agroindustrial e sucroenergético para atender a demanda energética na sua filial em Itacoatiara na Região Norte.
Avaliamos da disponibilidade de biomassa com o acesso comercial tipificando a sua disponibilidade e um preço por fonte produtiva (custo por fonte) para um estudo futuro de viabilidade econômica, bem como a tendência de disponibilidade futura. Utilizamos o nosso Banco de Dados dos Produtores de Biomassa Florestal e da Madeira, Agricultura e Agroindustrial e Sucroenergético da Região Norte.
Comporta em nosso banco de dados envolvendo todos os estados da região norte mais de 6.700 empresas cadastradas que atuam na colheita e extração no extrativismo florestal (madeira legalizada) e ainda o bambu e paricá e os micro, pequeno, médio e grande empresário do setor de processamento industrial da madeira (todos os setores que atuam com a madeira e os produtores de biomassa) e mais de 14.000 empresas cadastradas do setor da agricultura, do beneficiamento agroindustrial que trabalham com a cultura do açaí, castanha do pará, macaúba, mandioca, palma, milho, feijão e soja e sucroenergético.
Este estudo técnico envolveu dados sobre a produção e o uso da biomassa para fins de energia para descarbonização industrial da empresa. Avaliamos a importância da produção e do uso da biomassa como uma fonte energética zero carbono.
Avaliação técnica e econômica da utilização da biomassa florestal residual de eucalipto e do processo industrial da madeira.
Além da abrangência do potencial de biomassa de outras culturas no Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e Amapá.
Desta forma foi efetuada a avaliação do valor energético da biomassa, a quantificação dos recursos disponíveis e a valorização de externalidades.
Este trabalho desenvolveu ainda um levantamento de dados acerca da situação atual de aproveitamento florestal e industrial e dos resíduos, no sentido de projetar cenários e perspectivas.
Nosso trabalho foi estruturado em torno de estratégias para descarbonização industrial por biocombustíveis renováveis como a biomassa através de um mapeamento de disponibilidade, potencialidade e de fornecimento (segurança energética) de biomassa carbono zero para:
Reduzir a demanda por produtos intensivos em carbono no setor por meio da economia circular, inclusive por meio da simbiose industrial com o uso energético da biomassa.
Mudar a fonte de geração de energia/vapor com uso dos combustíveis fósseis pela biomassa/bioenergia utilizando os tipos de matéria-prima do setor florestal (origem de manejo e reflorestamento) e do processo industrial da madeira (certificada) de pinus ou eucalipto.
Como adicional a este estudo técnico, desenvolvemos um relatório em planilha com os principais produtores de biomassa (processada) e produtores florestais em planilha dos players com dados da empresa, localização completa e o nome do responsável pela empresa para a aquisição da biomassa para geração de energia.


