top of page

LOGO

unidade florestal preparação

 Estrutura Industrial e florestal para o aproveitamento e o processamento. Importante a utilização de toda a matéria-prima (eucalyptus e pinus) e de resíduos florestais e industriais (tora fina, cavaco, maravalha, micro-pó e lenha) para o processamento industrial de pellets. A biomassa envolvendo os resíduos do processo florestal (costaneiras, galhos, raízes, touças, fuste total – casca e topo, pontas, ramos e copa) devem ser utilizados para queima industrial (geração de energia para o processo). Os resíduos e a biomassa serão transportados da unidade florestal até a planta industrial de produção de pellets em sua forma in natura. A viabilidade econômica deste sistema esta relacionada com o custo do volume transportado, devido a baixa densidade dos resíduos.  A economia operacional da preparação de cavacos na indústria com a utilização de picadores ou trituradores fixos pode tornar o processo mais barato, em vista, ao uso de equipamentos moveis na floresta. 

Linha de Equipamentos da PelletsBrasil. Transportadores Tipo Correntes para Mesas de Toras . Estruturas: Construída em chapas e perfis metálicos de vigas “I” amplamente dimensionados para resistir ao impacto do carregamento das Toras.  Paredes duplas com preenchimento em areia são aplicadas onde necessário para amenizar o impacto do carregamento das toras e também o ruído.
Correntes: Serão utilizadas correntes em paralelo; com passo de 153,7 mm e arrastadores a cada 6 elos (922,2 mm) fechado com chapas de aço SAE 1020, com chapas de desgaste em aço SAE 1045. As laterais da mesa também são fechadas com chapas de aço SAE 1020.
Rodas dentadas: As rodas dentadas (engrenagens) de tração e retorno das correntes possuem dentes temperados por indução, os quais apresentam alta resistência ao desgaste. Para maior facilidade na substituição dos dentes, os mesmos possuem construção segmentada e são parafusados aos respectivos cubos. Eixos e mancais: Os eixos de tração e retorno fabricados são apoiados em dois mancais de aço, construídos especialmente para se adequarem às necessidades do projeto da mesa. Mancais fabricados especialmente para se adequarem às necessidades do projeto da mesa, apoiando os eixos de tração e retorno

Linha de Equipamentos da PelletsBrasil. Transportador Mecânico tipo mesa de rolos.. O propósito é de permitir a saída de resíduos tais como areia/terra que estejam eventualmente junto ao fluxo de toras, e pedras que eventualmente também sejam transportadas com este fluxo e desta forma minimizando o desgaste das facas do picador, com o propósito de otimizar os tempos de parada para troca de facas. 
As mesas de rolos  foram incluídas no layout para favorecer uma alimentação forçada no picador, caso as toras sejam de diâmetro muito fino e com galhos/cascas
Estruturas: Projetadas com perfis dimensionados para trabalho extra pesado. Possuem paredes laterais com altura suficiente para evitar a queda das toras para fora do transportador. Mancais: Para a fixação dos eixos dos Rolos serão utilizados mancais em caixas bipartidas, com vedadores de duplos labirintos e rolamentos auto compensadores de rolos.
Chaves de emergência: É acionada manualmente por um cabo metálico revestido por plástico, instalada lateralmente em toda extensão do transportador. Rolos: Rolos serão fabricados em tubos sem costura, dotados de helicoides ou ainda crivos com pontas fabricadas em material extra duro fixos em réguas substituíveis facilitando a sua manutenção.

Linha de Equipamentos da PelletsBrasil. Transportadores Tipo Correntes para Mesas de Toras . Estruturas: Construída em chapas e perfis metálicos de vigas “I” amplamente dimensionados para resistir ao impacto do carregamento das Toras.  Paredes duplas com preenchimento em areia são aplicadas onde necessário para amenizar o impacto do carregamento das toras.
Correntes: Serão utilizadas correntes em paralelo; com passo de 153,7 mm e arrastadores a cada 6 elos (922,2 mm) fechado com chapas de aço SAE 1020, com chapas de desgaste em aço SAE 1045. . 
Motores serão de fabricação WEG, grau de proteção IP-55, dimensionados com fator de segurança mínimo de 1,3x acima da potência efetiva. Redutor SEW de eixos paralelos, dimensionado com um fator de segurança.

Linha de Equipamentos da PelletsBrasil. Picagem Industrial. A picagem industrial pressupõe o processamento e tem por função a produção de uma matéria-prima padronizada.    
O picador industrial que produzimos  é utilizado para a preparação das microplaquetas de madeira de alta qualidade para a produção de pellets.  

O resultado deste desenvolvimento é um sistema de picagem industrial  que contenha a tecnologia provada. 
Picador a disco para fazer cavacos em grande volume de toras de madeira. Produção de até 85m³/hora. 
Picador extrema robustez, diâmetro do disco de 1200mm, abertura da boca de alimentação de 300x300mm, diâmetro da polia de 740mm, peso aproximado de 6.000 kgs, picador montador em uma estrutura super reforçada.

Linha de Equipamentos da PelletsBrasil. Processador de Toras. Processador de toras  com regime de operação com toras descascadas de eucalipto e pinus com comprimento de 6.000mm e diâmetro médio de 250mm (máximo 380mm).
Características: Processador a Disco com 15 facas, disco de espessura 8” para maior inércia e vida útil, de alimentação horizontal e descarga por gravidade. Com sistema de quebra-cavacos, anel de segurança. 
Possui eixo estendido para acoplamento e inclusão de sistema de freios (opcional disponível para reduzir o tempo de parada para troca de facas). 
Inclui também sistema acionado para abertura da capota e para giro do disco, também favorecendo os tempos de troca de facas e manutenções.

Linha de Equipamentos da PelletsBrasil .Transportador Mecânico tipo Tremonha com correntes (reclaimer). Estruturas. Construídas em chapas e perfis metálicos de vigas, amplamente dimensionados. Correntes. 
Serão utilizados dois tramos de correntes com passo de 8” (203,2 mm).
Rodas Dentadas. As Rodas Dentadas (engrenagens) de acionamento das correntes possuem dentes temperados por indução, os quais apresentam alta resistência ao desgaste.
Mancais. Para o apoio de todos os eixos, serão utilizados rolamentos autocompensados e mancais de aço usinado reforçados.

Linha de Equipamentos da PelletsBrasil. Transportador Tipo Rosca com tremonha de recepção para recebimento de cavaco e serragem . Instalada em um fosso de concreto. Eixos e Hélices. 
Mancais. Selecionados com um diâmetro mínimo de 50 mm, modelo tipo SN, com caixas bipartidas e rolamentos auto compensadores. Controlador de Nível. 
Será instalada no chute de saída, uma chapa defletora com chave de segurança, localizada na extremidade da calha, com a finalidade de desligar o acionamento caso ocorram entupimentos.
Portas de Inspeção. Serão instaladas sobre todos os bocais de descarga chapas articuladas, para inspeção visual do equipamento e da operação. Acionamento. 
Todo o conjunto de acionamento será apoiado sobre uma base rígida e compõe-se de motores elétricos, transmissões por polias e correias “V” e redutores de velocidades com fixação tipo “Shaft-Mounted”.

© 2023 por Brasil Biomassa e Energia Renovável

  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • Google+ - White Circle
bottom of page