top of page

BRIQUETE. O briquete é uma lenha ecológica (reciclada) que é resultado do processo de secagem e prensagem de serragem ou pó dos mais diversos tipos de madeira e de resíduos florestais e industriais. O briquete é adequado para uso em caldeiras industriais e também na substituição com grande eficiência o uso da lenha comum, o óleo combustível e o gás natural. O biobriquete vem em utilizar resíduos agroindustriais.  Os briquetes são considerados lenha de qualidade, produzidos a partir da compactação de resíduos lignocelulósicos, utilizando pressão e temperatura. Por meio da briquetagem consegue-se um combustível com homogeneidade granulométrica, maior densidade e resistência à geração de finos.

 

O efeito de densificação proporcionado pela briquetagem produz um combustível com maior concentração energética por unidade de volume que, aliado à resistência adquirida, viabiliza técnica e economicamente o transporte a distâncias maiores. Além disso, os briquetes apresentam formato regular e constituição homogênea. Os briquetes podem ser produzidos utilizando apenas um material lignocelulósico ou a mistura como aglutinantes de natureza diversa, sendo os mais utilizados os de amido de milho.

 

Existem diversas formas de aproveitar os resíduos da madeira, dentre elas a briquetagem. A densificação do resíduo através do processo de briquetagem consiste na compactação a elevadas pressões, o que provoca a elevação da temperatura do processo da ordem de 100 ºC. O aumento da temperatura provocará a "plastificação" da lignina, substância que atua como elemento aglomerante das partículas de madeira.

 

Isto justifica a não utilização de produtos aglomerantes (resinas, ceras, etc). Para que a aglomeração tenha sucesso, é necessária uma quantidade de água, compreendida de 8% a 15% e que o tamanho da partícula esteja entre 5 e 10 mm. O diâmetro ideal dos briquetes para queima em caldeiras, fornos e lareiras é de 70 mm a 100 mm, com comprimento de 250 a 400 mm. Outras dimensões (diâmetro de 28 a 65 mm) são usadas em estufas, fogões com alimentação automática, grelhas, churrasqueiras etc. Quando se dispõe de resíduos com estas características, a fabricação de Briquetes é muito rentável (40 a 60 KWh/t).
 

bottom of page