top of page

Tendo em vista esses objetivos fundamentais, princípios e valores, o Instituto Brasileiro de Pellets, Biomassa e Briquete deve:


a) promover, por meio das suas atividades, a cooperação, o intercâmbio e a integração dos profissionais da Indústria de produção de pellets, biomassa e briquete.
b) colaborar com as autoridades governamentais nos processos de regulamentação e formulação de políticas que viabilizem e impulsionem o desenvolvimento da Indústria.
c) arquivar e manter documentação atualizada sobre o objeto de suas atividades, franqueando aos interessados as informações disponíveis.
d) publicar informações e incentivar a divulgação de dados relacionados com os objetivos do Instituto.
e) promover a realização de estudos e pesquisas de interesse para a Indústria.
f) desenvolver, como organismo de normalização setorial, as atividades de normalização técnica para pellets, biomassa e briquete, bem como equipamentos e instalações compreendendo projeto, construção e montagem, operação e manutenção, visando à racionalização do uso de produtos, serviços e pessoal qualificado e colaborar com os órgãos governamentais na elaboração de regulamentos técnicos de interesse do setor.
g) conceder certificados de empresa sustentável e de energia limpa, com o fim de propiciar condições para aplicação efetiva de regulamentos técnicos e de normas técnicas aprovados pelas autoridades competentes.
h) filiar-se as instituições internacionais para a concessão de certificações de qualidade do produto industrial na área de pellets, biomassa e briquete.
i) promover e incentivar a formação e o aperfeiçoamento de pessoal habilitado, em cooperação com as universidades, empresas e outras entidades, para atender às necessidades da Indústria e conceder certificados de qualificação como organismo de treinamento credenciado, quando for aplicável.
j) promover e incentivar a organização de congressos, seminários, mesas-redondas, conferências, feiras, exposições e cursos sobre assuntos de interesse da Indústria, bem como participar de atividades dessa natureza promovidas por órgãos públicos e privadas.
l) prover análises e informações aos associados, ao governo e à sociedade, que abranjam as principais estatísticas e os aspectos econômicos e de mercado sobre a Indústria.

Como princípios, o Instituto Brasileiro de Pellets, Biomassa e Briquete (IBP):  


a) Garantir a sustentabilidade na produção, consumo e no uso do pellets, biomassa e briquetes para fins de energia.  


b) Assegurar a realização de projetos industriais que incrementem a eficiência operacional do sistema energético.

  
c) Buscar melhoria contínua da qualidade dos produtos industriais sustentáveis.


d) Apoiar as indústrias brasileiras produtoras de pellets, biomassa  e briquetes  a todos os níveis, de promover a utilização como fonte renovável de energia, a desenvolver conceitos inovadores e fomentando a cooperação internacional. 


e) Contribuir para o desenvolvimento social, econômico e ambiental, por meio da utilização responsável dos recursos naturais e renováveis na produção de pellets, biomassa e briquete para a geração de energia. 


f) Orientar o desenvolvimento autossustentável - todas as atividades / atuações do IBP devem visar: Desenvolvimento da Indústria e do mercado nacional. Estímulo à livre competição entre a indústria nacional e internacional. Estabelecimento de uma Indústria competitiva. Atração de investimentos. Preservação do meio ambiente, saúde, segurança, responsabilidade social, respeito à legislação, regras e contratos e às melhores práticas da Indústria.

 

Missão: Tornar o Instituto Brasileiro de Pellets, Biomassa e Briquete (IBP) como um diferencial no mercado. Apoiar o desenvolvimento de produtos com alta qualidade para atender o mercado nacional e internacional. A missão do IBP é promover o desenvolvimento do setor nacional de pellets, biomassa e woodchips e briquete, visando a uma indústria competitiva, sustentável, ética e socialmente responsável.

 

Visão: O o Instituto Brasileiro de Pellets, Biomassa e Briquete (IBP)  nasceu consolidado aos princípios propostos pela ONU por meio do Global Compact um pacto une entidades de todo o mundo em defesa do meio ambiente: “As empresas e entidades devem adotar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais; desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental e e difusão de tecnologias limpas, que não agridam o meio ambiente.”


Valores: Nossas ações são orientadas por princípios de justiça, valorização da vida, bem-estar coletivo, respeito às pessoas, comprometimento com a sustentabilidade econômica e de valorização ao meio-ambiente. Estabelecemos relações claras e duradouras, fundamentadas na ética e orientadas para a geração de valor a todas as partes de interesse. Os nossos valores envolvem o desenvolvimento de projetos sustentáveis e de valorização ao meio-ambiente.

Constituem objetivos fundamentais do IBP:


a) melhoria do ambiente regulatório - influenciar políticas públicas e a regulamentação visando a melhorar o ambiente de negócios, a livre competição e a atratividade dos investimentos;
b) representação da Indústria - representar as empresas associadas nos principais fóruns de governo, fóruns nacionais e internacionais envolvendo temas relevantes;
c) disseminação de informações da Indústria - congregar, desenvolver e disponibilizar estudos e análises, incluindo aspectos econômicos, conjunturais, de mercado, regulatório, científico, técnico e estatístico;
d) promoção do desenvolvimento técnico - promover a pesquisa e desenvolvimento na Indústria por meio de discussões e intercâmbio tecnológico, desenvolver normas técnicas e disseminar conhecimento técnico por meio de cursos, eventos e publicações; e
e) defesa do meio ambiente sustentável como o uso de pellets, biomassa e woodchips e briquete, segurança e responsabilidade social - zelar para que estejam sempre priorizadas a segurança, a qualidade e o meio-ambiente, por meio das promoções de debates, cursos, eventos e da certificação de conformidade de serviços e produtos.

bottom of page