top of page

RESÍDUOS DE LICOR NEGRO Outro derivado da madeira que é bastante utilizado como combustível para a geração de energia elétrica é o licor negro.  O licor negro, também conhecido como lixívia negra, é um resíduo líquido proveniente do digestor após o processo de cozimento da madeira. É uma mistura complexa que contém grande número de substâncias orgânicas dissolvidas da madeira junto a seus componentes inorgânicos. Seu poder calorífico inferior é da ordem de 2860 Kcal/Kg de licor.


Na indústria de produção de papel a matéria prima é a polpa da madeira que é obtida através de processos mecânicos e químicos da madeira bruta separando-a em lignina, celulose e hemicelulose (componentes da madeira). Os processos mecânicos trituram a madeira, separando assim apenas a hemicelulose que é uma polpa de menor qualidade, de fibras curtas e de cor amarelada. O processo químico na indústria de papel mais difundido no Brasil é o Kraft, onde uma solução de hidróxido de sódio / sulfito de sódio, conhecido como licor branco, é adicionada para separar a celulose da matéria prima lenhosa, etapa essa conhecida como digestão. Nesta operação, mais da metade da madeira se solubiliza, saindo junto com os produtos químicos na forma de uma lixívia escura, o licor negro.


No Brasil, a produção total de licor negro no ano de 2010 foi de 21.247.000 toneladas, sendo 4.796.000 toneladas (22,6%) aplicadas em transformação (geração de energia elétrica). Este quantitativo equivale a 1,37 milhões de tep e 15,95 TWh. 


O licor negro é de particular interesse devido aos diversos impactos ambientais que pode causar no controle biológico nas estações de tratamento de efluentes e o potencial impacto em caso de derrames na vida aquática e nas emissões no processo de combustão como TRS (Teor de Enxofre Reduzido) e poluentes atmosféricos.  Atualmente as grandes empresas do setor de celulose são monitoradas e fiscalizadas por órgão ambientais. Diante desse controle são adotados diques de contenção para os tanques de armazenamento dos produtos que são utilizados no processo de fabricação como o licor verde, licor branco e também o licor negro.
 

bottom of page