VIABILIDADE DA UNIDADE INDUSTRIAL DE PELLETS. Para a viabilidade da planta industrial é importante trabalhar com alguns tópicos do custo operacional de produção, segmentado nas principais etapas do processo de peletização, envolvendo os custos de matéria-prima (no caso da produção industrial teremos um percentual menor que 35% pois vamos utilizar os resíduos florestais, industriais e lenhosos) bem como os custos menores em termos de energia para secagem e moagem e resfriamento.
Análise de Sensibilidade. O Fluxo de caixa projetado caracteriza-se por apresentar diversas entradas de capital e o maior fluxo de saída no valor residual estimado da empresa, o que leva a recuperação do investimento a ocorrer em 2,6 anos. Conclui-se que: O Projeto para a implantação da unidade industrial de Wood Pellets é totalmente viável já que apresenta um valor atual líquido positivo e uma taxa interna de retorno acima do custo de capital A análise econômica demonstrou que a taxa interna de retorno (TIR) tem suas taxas bem acima do patamar do negócio sendo o valor presente líquido (VPL) positivo, o que credenciou a implantação da unidade industrial.
CAPEX . A companhia deve implantar a unidade industrial com o objetivo de exportação de toda a sua produção industrial para a Europa. Os investimentos estão focados na redução de custos (variável) e pelo aumento natural da demanda. É intenção da Companhia assegurar uma maior variedade de matéria-prima assegurando disponibilidade e oportunidades. O maior investimento está planejado em 15 para a implantação da unidade industrial enquanto em 2016 a companhia será auto-suficiente para a expansão final.
Método do Payback Simples (PBS) . O payback simples é o tempo necessário para recuperar o capital inicial investido, de acordo com o fluxo de caixa gerado no projeto a cada ano. O resultado abaixo gerado no cálculo acima foi de 2,6 anos necessários para recuperar o investimento inicial.
Slide13.GIF | Slide17.GIF | Slide18.GIF |
---|---|---|
Slide19.GIF |